domingo, 13 de setembro de 2009

Copiando o rosto.


Nas culturas ocidentais uma máscara mortuária era feita de cera ou gesso colocada sobre o rosto de uma pessoa recém-falecida. A máscara podia ser feita para se possuir uma lembrança ou souvenir do falecido ou usada como modelo para criação de retratos. Alguns desses retratos puderam e podem ser identificados como baseados em máscaras mortuárias, dadas algumas distorções provocadas pelo gesso durante a modelagem.

Hoje este tipo de máscara é usado em produções teatrais, pois um molde deste do rosto nos dá total liberdade na construção das máscaras para espetáculos, pois tais máscaras serão feitas sob-medida, dando ao ator total liberdade de encenação, com boa respiração, ótima dicção e tranquilidade de movimentos, pois relatos de atores que já usaram máscaras de outras pessoas em espetáculos disseram que é horrível, não conseguiram nem enchergar direito.

E é feita de alginato (material de uso dentário para tirar molde dos dentes), atadura gessada e depois é preenchida com gesso, quando desenformada, o molde do rosto está perfeito, até com as imperfeições, tipo marcas de espinhas que é o meu caso.


Meu molde ficou estranho porque rompeu as ataduras, tem de haver um cuidado maior na hora de formar o molde com as ataduras para dar o suporte certo, para quando colocado o gesso ela não rompa, deixando assim o rosto sem forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário