quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Commédia Dell'Arte


















Este estilo de teatro surgiu no séc. XV na Itália, posteriormente se desenvolveu também na França, mantendo-se popular até o séc. XVIII, sua estrutura era familiar, seguiam apenas um roteiro denominado “canocacci”, mas possuía total liberdade de criação, os personagens eram fixos, e muitos atores o representavam até sua morte.


Alguns personagens:




Arlequino, é o criado bobo, desmiolado, de uma sensualidade infantil, é guloso, desbocado, preguiçoso zombado e espancado. Sua máscara é uma junção de gato e macaco, em alguns casos é chamado de Arlequino-gato, de tempos em tempos ele dá um grande salto.



Puncinela, _ Sua corcunda e ventre são proeminentes, sua máscara traz um nariz em forma de bico e sua voz era estridente, lembrando uma ave.



Doutore _que podia aparecer como amigo ou rival de Pantalone. Era pedante, normalmente advogado ou médico, falava em dialeto bolonhês intercalado por palavras ou frases em latim. Gostava de ostentar a sua falsa erudição, mas era enganado pelos outros por ser extremamente ingênuo. Era um marido ciumento e geralmente cornudo. Sua máscara era um acento que só marca a testa e o nariz.





Pantalone _ ou Magnífico caricatura do nobre decaído, era banqueiro, esta máscara é baseada no galo, na galinha ou peru. A imitação do ator, seu andar imita o andar do galo.

e Enamorados._ Eram geralmente representados por homens e mulheres belos e cultos, falavam com elegância num toscano literário, eventualmente poderiam ser personagens ingênuos e não muito brilhantes. Vestiam-se com roupa da moda e não utilizavam máscaras. A enamorada, segundo o esquema da trama, poderia ser cortejada por dois pretendentes, um jovem e um velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário